Exames de prevenção são uma das formas mais efetivas de evitar que doenças apareçam ou que não possam mais ser tratadas. Ainda, se ele já é acompanhado por um clínico geral há mais tempo, ele logo perceberá quando algo não está normal. Bom, para entender a diferença entre médico generalista e clínico geral, precisamos dar o próximo passo. Se após a formação em Medicina, o profissional resolver cursar uma residência em Clínica Médica, se especializa como clínico geral. No Sistema Único de Saúde , os pacientes são atendidos primeiro com um clínico geral. É ele quem vai solicitar os exames corretos e fazer os encaminhamentos para especialistas, se for o caso.
- Ele conta também com um aprofundado conhecimento de problemas de saúde e doenças crônicas.
- Se após a formação em Medicina, o profissional resolver cursar uma residência em Clínica Médica, se especializa como clínico geral.
- O clínico geral acompanha o paciente não só nos momentos de adoecimento, mas também quando não existe nenhum sintoma.
Seu papel se baseia em fazer o acompanhamento, diagnóstico e prevenção para os seus pacientes. Além do mais, analisa os sintomas, pede exames, prescreve medicamentos e encaminha para especialistas de outras áreas. O clínico geral é o profissional da saúde que possui o conjunto do corpo humano como especialidade médica, conhecida por “Clínica Geral” ou “Medicina Interna”. Portanto, além de nos preocuparmos com a capacidade técnica de nossos médicos clínicos gerais, nos preocupamos também com o atendimento humanizado dado aos nossos pacientes. Comumente, é o primeiro médico que os pacientes procuram quando estão com algum problema de saúde, mas não sabem para qual profissional especializado devem ir para investigar melhor seu caso. leite valor nutricional de problemas não urgentes, exames de rotina e check-up, exame para prática de exercícios físicos, avaliação pré-operatória.
Quais Doenças Podem Ser Tratadas Por Um Clínico Geral Sem O Acompanhamento De Um Especialista?
A clínica geral (ou clínica médica, como também é conhecida) costuma ser o primeiro contato do paciente com o hospital. O clínico geral também é o especialista indicado para quem deseja fazer um check-up completo da saúde, seja por prevenção, para iniciar uma atividade física ou porque precisa passar por um procedimento cirúrgico. O Clínico Geral é o especialista que conhece com profundidade todo o corpo humano. Esse médico pode fazer pedido de exames, diagnosticar doenças, receitar medicamentos e fazer o acompanhamento do mesmo paciente ao longo dos anos, uma vez que conhece o histórico geral da pessoa e de seus familiares.
Clínica Geral

Geralmente, o clínico geral atua dentro de consultórios médicos e hospitais com o primeiro atendimento a uma pessoa com problemas. Ele avalia o quadro do paciente, prescreve remédios, tratamentos e ainda pode encaminhá-lo para outros especialistas, de acordo com cada caso. Segundo o levantamento de demografia médica de 2018, do Conselho Federal de Medicina, 11,2% dos médicos brasileiros seguem essa especialidade, apresentando o maior número de profissionais entre os títulos de especialistas no Brasil. Esse profissional está apto a tratar diversas doenças, e só precisa encaminhar o paciente quando houver necessidade de um especialista, isto é, quando o problema é muito específico. Os constantes avanços das pesquisas na área médica têm provocado uma crescente especialização de seus profissionais, enfocando aspectos cada vez mais específicos do organismo humano.

Depressão – caracterizada como um distúrbio mental que traz tristeza profunda, sensação de “falta de sentimento” e angústias. Os sintomas da doença variam e requerem tratamento específico com base no que a pessoa está vivenciando. O especialista também está preparado para solicitar e interpretar exames e assim, se houver necessidade, encaminhar para um profissional mais específico. O encaminhamento para outro médico especialista só ocorre quando há uma complexidade maior e mais particular, o que demanda uma atenção mais específica.